sábado, 28 de dezembro de 2013

Prefeitura de São Gonçalo aumenta impostos no apagar das luzes

Os contribuintes gonçalenses começarão o ano de 2014 pagando impostos mais caros. A Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou na última sexta-feira ( dia 27 de Dezembro ) mensagem executiva que altera o Código Tributário da cidade.

Pela proposta, aprovada por 16 votos contra 6, sendo que 5 vereadores faltaram, o IPTU passará a ser calculado pelo valor de mercado e não mais venal ( cálculo do imóvel feito pela prefeitura ).



Acabaram ainda os descontos de ISS para as empresas do setor naval, petróleo e gás e aumentou a alíquota de ISS para empresas de saúde.

Em 2012, a então prefeita Aparecida Panisset reduzira alíquota de ISS de 5% para 1% às clínicas, hospitais e laboratórios que têm convênio com o SUS. Pelo projeto enviado pelo Governo Neilton Mulim, a alíquota subiu para 2%.


Também houve redução de 5% para 2% da alíquota para empresas da construção naval, contanto que elas, em contrapartida, contratassem pelo menos 70% da mão de obra local. O projeto atual cancela o desconto. Em relação ao IPTU, este poderá ficar mais caro, sendo o imóvel calculado conforme valor de mercado.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal e um próspero Ano de 2014!

A festa de confraternização de Natal no Arsenal  ocorrida no último domingo,  aconteceu como previsto, com muita alegria e com a presença do Papai Noel dando brinquedos para a criançadas.

Agradeço a todos que compareceram e ajudaram na realização da festa. Feliz Natal e um próspero Ano de 2014!







sábado, 21 de dezembro de 2013

Confraternização natalina dos moradores no Arsenal

Com autorização oficial da prefeitura de São Gonçalo, trecho da rua Miguel Duarte Pinto, no Arsenal, será interditada amanhã a partir das 17 horas para confraternização natalina dos moradores.


Haverá pula pula para as crianças e distribuição de lanche. Todos estão convidados.

De forma antecipada, pedimos desculpa pelos transtornos que a interdição da rua possa trazer para os demais moradores do bairro.


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Acidente na BR 493 ( Manilha – Magé ) interdita estrada

Acidente no início da manhã desta quinta feira causou engarrafamento de mais de 10 quilômetros na estrada BR 493 (Manilha – Magé).

Motorista do caminhão, da empresa Brasil Real Cargas, perdeu a direção e tombou ao lado da pista contrária, no km 12, Guapimirim.



O acidente ocorreu de manhã, mas a retirada do caminhão somente foi providenciado no fim da tarde, horário de maior movimento na estrada. Devido o tamanho do caminhão foi necessário a Polícia Rodoviária Federal fechar ambas as pistas para a retirada do caminhão, provocando mais de 3 horas de engarrafamento nos dois sentidos da estrada.


Moradores e trabalhadores de Guapimirim e Magé tiveram que voltar para casa à pé pela estrada. Ainda não há notícias de feridos no acidente. A Polícia Rodoviária Federal não respondeu os questionamentos sobre a demora na retirada do caminhão.





quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Cedae faz reparo em tubulação no Arsenal

Uma equipe da Cedae enfim apareceu no Arsenal nesta quarta feira e finalizou o vazamento de água que havia na rua Quinze de Novembro.

A Cedae fechou o buraco, após o devido reparo na tubulação, com terra, mas prometeu retornar para completar o asfalto retirado.







terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Força tarefa para desobstruir bueiros no Arsenal ?????

A prefeitura informou, nesta terça feira, em seu site que uma força-tarefa, envolvendo várias secretarias municipais de São Gonçalo, atuou em diferentes pontos da cidade atingidos pela chuva. Cerca de 90 funcionários do Departamento de Conservação e Obras passaram o dia realizando limpeza de ruas, redes pluviais, desobstrução de bueiros.

" Os funcionários e maquinas trabalharam nas localidades mais atingidas pela forte chuva, entre elas: Gradim, Neves, Porto da Pedra, Porto Novo, Jardim Catarina, Barro Vermelho, ARSENAL, Boa Vista e Colubandê. Nestes locais a prefeitura deu todo o suporte necessário à população."

Parece brincadeira, mas foi divulgado de forma oficial pela prefeitura. Alguém viu um único funcionário da prefeitura no Arsenal fazendo a limpeza de bueiros ? As fotos abaixo mostram o verdadeiro estado dos bueiros no Arsenal.




domingo, 15 de dezembro de 2013

Resultado da enquete sobre a Associação de Moradores do Arsenal

Em Outubro de 2013, após ouvir muitas reclamações sobre o tema, criei uma enquete para saber a opinião da população do Arsenal sobre a atuação da Associação de Moradores do bairro. Divulgo agora, após 60 dias no ar, o resultado da enquete:

E N Q U E T E

Você acha que a Associação de Moradores do Arsenal representa de verdade os moradores do bairro?

sim
não


De um total de 1184 votantes,  95,77% ( 1.134 pessoas ) informou que não acredita na representatividade da associação de moradores, já 4,23 % ( 50 pessoas ) acredita sim na atuação da citada associação.


Na próxima semana uma nova enquete estará no ar com outro tema relevante para o bairro.



Obs. A enquete é aberta automaticamente em outra janela ( Pop-up ) quando o site do blog é acessado. Caso você não esteja vendo a janela da enquete, seu navegador de internet ( Explorer, Chome, Firefox etc ) pode estar configurado para bloqueio de pop-ups. É necessário desbloquear sua visualização na barra de tarefas para poder responder a enquete.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A discordia do posto Ipiranga

Moradores que passam pela rua Olívia Lopes, no Arsenal, reclamam da forma desordenada em que os carros param na entrada do posto Ipiranga, na entrada da rua.


Devido o pequeno espaço do posto e a grande procura nos fins de semana devido o acesso à região dos lagos, carros formam fila dupla, atrapalhando a passagem dos carros que tentam sair ou entrar na rua. Pelo fato do posto Ipiranga ser localizado junto à estrada RJ 106 o risco de atrapalhar a fluidez da estrada é iminente.

Funcionários do posto tentam organizar a parada dos veículos, mas constantemente há reclamações sobre o acesso ao posto.



Uma imagem vale mais do que mil palavras...



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

As várias diferenças entre o Arsenal e o restante da cidade :

Enquanto que no Arsenal vivemos e sobrevivemos na escuridão, na sede do governo municipal a prefeitura esbanja iluminação de Natal. Nada contra a decoração, que é até bonita, mas é falta de bom senso a prefeitura fechar os olhos para o problema crônico de iluminação precária não só no Arsenal como na grande maioria dos bairros da cidade.


O serviço de pedido de troca de lâmpadas queimadas, lançado com pompa há 4 meses pela prefeitura, não funciona. No início, o prazo dado para a troca de lâmpadas era de 3 dias, agora o prazo é de 20 dias e mesmo assim este prazo esticado não é cumprido.


Outro exemplo é instalar um novo abrigo de ônibus em Alcântara embaixo de um viaduto ( totalmente desnecessário ) enquanto que no Arsenal só há um ponto de ônibus com abrigo ( localizado na entrada do Jardim República ).


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Arsenal sem luz e agora com esgoto na porta:

Como já previsto, a manilha de escoamento do esgoto da rua Santa Fé, no Arsenal, proveniente do condomínio Bella Vida (do Governo Federal) está entupida novamente.


Os moradores dão parabéns para a ex prefeita Aparecida Panisset que inaugurou o primeiro bloco do condomínio em 2012 sabendo do problema (há várias reclamações protocoladas em seu gabinete relatando o problema) e ao atual prefeito Neilton Mulim que também foi alertado do problema através de fotos e abaixo assinado (também protocolados em seu gabinete) e inaugurou o segundo bloco em 2013.


Na época, os próprios moradores fizeram um reparo paliativo, aguardando a solução definitiva da prefeitura, que até agora nada fez.

Além do problema do esgoto correndo pela rua, a rua também sofre com a falta de iluminação pública. De 3 lâmpadas existentes na rua, duas estão queimadas há mais de 2 semanas.


A prefeitura, via setor de iluminação, já foi acionada, mas a equipe esteve no local e não trocou as lâmpadas com problema.


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Nossos deputados estaduais de São Gonçalo e a INsegurança pública

Ontem, dia 04/12/13, em Icaraí - Niterói, havia centenas de policiais militares nas ruas do bairro, devido não só a pressão da população niteroiense como também de seus parlamentares. Praticamente a cada esquina havia pelo menos 3 policiais fazendo um patrulhamento ostensivo, mais para mostrar presença do que realmente prevenir um eventual crime, pois é totalmente desnecessário colocar 7 policiais para patrulhar juntos uma única esquina.


Porém é melhor ter muitos policiais nas ruas do que poucos, como em São Gonçalo. Vivemos há muito tempo um período de crimes e mortes em toda cidade, devido a migração de bandidos do Rio de Janeiro e também pela falta de investimentos no batalhão e delegacias da cidade. Hoje, somos a segunda maior cidade do estado em população, com mais de 1,2 milhões de moradores, e temos somente cerca de 560 policiais, já contando aqueles que fazem trabalho interno. 

Somente a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, tem mais policiais do que a cidade de São Gonçalo inteira.



O que falta é vontade política, não só do Governo Estadual, como também de nossos representantes eleitos. Temos 6 deputados estaduais eleitos por São Gonçalo ( Graça Matos, Dr. Dilson Drumond, José Luiz Nanci, Rafael do Gordo, Márcio Panisset e Altineu Cortes ) e o que cada um faz para melhorar a segurança da cidade ? Quais projetos ou leis já aprovadas eles têm para a cidade ?


É fácil o deputado(a) aparecer na mídia “ vistoriando ” obra de simples execução, como asfaltamento de rua ou promessa de construção de um bem público.


Não vemos no dia a dia, ou na Alerj ou em Audiências públicas, os nobres parlamentares cobrando a efetiva melhoria da segurança em São Gonçalo. Fica a pergunta no ar : NOBRES DEPUTADOS ELEITOS POR SÃO GONÇALO CADÊ A SEGURANÇA PÚBLICA DA CIDADE ? EM 2014, não adianta pedi voto, pois em 4 anos de mandato quase nada foi feito por vocês...




terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Prefeitura faz maquiagem na entrada do Centro Cultural Joaquim Lavora para o dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Ontem, dia 03/12, para lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de São Gonçalo ofereceu uma programação especial para reforçar a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência, no Centro Cultural Joaquim Lavora e no SESC São Gonçalo.

Porém, como é característica peculiar da prefeitura, foi feito uma maquiagem somente na entrada do Centro Cultural Joaquim Lavora, deixando o restante das ruas do entorno largadas. 


Até quando a população de São Gonçalo vai sofrer com a falta de compromisso público de nossos governantes ?






segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Prefeitura de São Gonçalo divulga calendário escolar 2014 para matrícula na rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo divulgou o calendário de matrícula para o ano letivo de 2014 da rede de ensino. O processo será dividido em 3 fases.

A primeira fase (pré-matrícula) será efetuada a partir da próxima segunda feira, dia 09/12, até o dia 30 de dezembro, através do site da prefeitura.



Na pré-matrícula o candidato irá informar o segmento que pretende cursar e em que bairro prefere estudar. O sistema fará a adequação automática das escolas que se encaixam no perfil de cada um. As vagas serão preenchidas de acordo com os seguintes critérios :

- alunos com necessidades educacionais

- alunos que já sejam da rede municipal e querem mudar de unidade

- preferência para crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos

- ter irmãos já matriculados na unidade escolhida

- proximidade da residência.

A listagem com o resultado e alocação dos candidatos nas unidades escolares será disponibilizada a partir do dia 10 de janeiro. Neste momento começa a segunda etapa, entre os dias 13 e 24 de janeiro, com a efetivação da matrícula feita de forma presencial, direto na secretaria da escola municipal que o aluno irá estudar.

Ao final da segunda etapa, caso ainda sobrem vagas nas escolas municipais, começará a terceira fase, a partir do dia 27 de janeiro.

No ato da matrícula deverão ser apresentados os seguintes documentos:

- Certidão de nascimento (cópia e original)

- Três fotos 3x4

- Histórico escolar ou declaração constatando o ano de escolaridade para qual o discente está habilitado

- Documentação de transferência, para alunos que irão mudar de escola

- Comprovante de residência (cópia e original)

- Carteira de vacinação e Fator RH (para alunos da educação infantil: creche e pré-escola)

- Carteira de identidade e CPF do responsável (original e cópia)

- Carteira de identidade e CPF do aluno, não obrigatório (original e cópia)

- Carteira de identidade e certificado de reservista (para maiores de 18 anos)

- Laudo médico com código de doença se for pessoa com deficiência

A falta dos documentos exigidos não impedirá a matrícula na unidade escolar, comprometendo-se o responsável por apresentar a documentação necessária para efetivação da matrícula na unidade no prazo máximo de 20 dias.

Moradores da rua Expedicionário Ari Rauem, no Colubandê, também estão abandonados pela prefeitura de São Gonçalo

Conforme pedido pelo leitor Carlos Lima relato os problemas sofridos pelos moradores da Rua Expedicionário Ari Rauem, no Colubandê. A rua que é uma via de importante acesso, já que além do acesso diário dos próprios moradores serve também como rota alternativa entre os bairros do Jardim República, Jockey e Arsenal com o Colubandê, sofre com imensos buracos no asfalto.


O morador relata que antigamente os buracos eram fechados rapidamente pela prefeitura, o que não acontece mais. De tempo em tempo os próprios moradores enchem os buracos de brita, mas logo o problema volta.


Alô Neilton Mulim, vamos cuidar mais da cidade, pois a mudança prometida nas eleições passadas ainda não foi vista pela população ( Mas sem marketing político, somente faça o que é o dever de toda prefeitura que o reconhecimento dos moradores virão na mesma proporção )