quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Apesar de uma lei municipal proibir aterros sanitários no ANAIA, o CENTRO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS - CTR será inaugurado hoje, dia 01 de março.

O secretário de estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, a presidente do Inea, Marilene Ramos, e a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, inauguram, nesta quinta-feira, a Central de Tratamento de Resíduos - CTR Alcântara.

Situada no Anaia Pequeno, a central ocupa uma área de 1,5 milhão de metros quadrados e, inicialmente, terá capacidade de processamento de mil toneladas de resíduos por dia.

Construída e operada pela empresa Haztec, a central já recebeu investimentos de R$ 8,5 milhões, com previsão de outros R$ 10 milhões ainda este ano. Os resíduos domiciliares e urbanos serão depositados e cobertos sem contaminação do solo e do lençol freático, e a CTR conta também com um sistema de drenagem de chorume (líquido resultante da decomposição de resíduos orgânicos), gás e águas pluviais.
Como parte da compensação ambiental pela obra, o Inea estabeleceu que os responsáveis farão o plantio de 240 hectares com espécies nativas na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim e na bacia do Rio Macacu, além de montar um ecoponto com capacidade para até 50 toneladas de material reciclável.
O aterro controlado de Itaoca deixará de receber resíduos, mas continuará a ser controlado e monitorado até sua estabilização total. A área passará por um processo de recuperação ambiental, com cobertura total do aterro com argila, geometrização da área, drenagem do chorume e de águas pluviais, plantio de mudas, captação e tratamento de gás.
Fonte : Jornal O Fluminense

Nenhum comentário: