quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Reflexões sobre Audiência Pública sobre Estação Hidroviária em São Gonçalo

Para quem não pôde comparecer na audiência pública sobre a instalação da estação hidroviária em São Gonçalo, realizada na tarde desta quarta-feira, transcrevo algumas informações importantes até então desconhecidas pela população :

Participaram da audiência, além do presidente da audiência, o vereador Armando Marins, o Subsecretário Estadual de Transporte ( Alexandre veloso ), o engenheiro especialista em transportes Fernando Mac Dowell , o Deputado Estadual Gilberto Palmares, o representante da CCR Barcas ( Rodrigo Abdalla ) , o Secretário Municipal de Transportes Daelson Oliveira, o representante da Capitania dos Portos ( Fernando Cozzolino) e os vereadores Professor Paulo, Dudu do catarina, Diego São Paio, Geiso do castelo e Marco Rodrigues



- 100 mil pessoas utilizam o serviço hidroviário entre Niterói e Rio de Janeiro diariamente e destes, cerca de 40% são moradores de São Gonçalo, ou seja, 40 mil pessoas

- O contrato de concessão, assinado em 1998, NÃO previa de forma obrigatória a instalação da estação em São Gonçalo e sim era opcional da empresa concessionária sua instalação ou não, NÃO cabendo assim multa no caso de não construção

- O direito de construção da estação pela empresa CCR Barcas ( Barcas SA ) expirou em 2007, portanto a mesma não pode mais construir tal estação. Para tal deverá participar de nova licitação

- Foi prometido pelo Subsecretário Estadual de Transportes, uma nova licitação somente para a estação de São Gonçalo até o fim de 2013, necessitando somente a finalização de um estudo apropriado para ser definido qual o tamanho ideal das novas embarcações. Este estudo será finalizado dentro de um mês, em Setembro de 2013

- A embarcações serão de porte menor, de baixo calado, pois com estas embarcações não é necessário fazer dragagem na Baia da Guanabara, obra bastante onerosa e continua

- A empresa CCR Barcas alegou que sempre mostrou interesse em construir tal estação, mas que o estudo econômico feito na época mostrou ser inviável economicamente sua construção sem a participação do Governo Estadual e informou que participará da licitação quando for lançado edital para a linha São Gonçalo –Praça XV

- O que não ficou claro é porque que o estudo feito pelo Governo do Estado para definir o tipo de embarcação somente foi feito agora, após 6 anos do direito de construção pela empresa CCR Barcas ter expirado. Tem cheiro de pré-campanha eleitoral 2014...

- No mais, os demais vereadores e alguns representantes da sociedade civil cobraram uma ação real por parte do Governo Estadual para a instalação da estação hidroviária na cidade

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