quinta-feira, 24 de abril de 2014

Diretas Já - O maior movimento popular da história do Brasil completa 30 anos

A campanha pelas Diretas Já, classificado como o maior movimento de massas do Brasil, completa hoje 30 anos. Depois de 20 anos amordaçados pela ditadura, cerca de 300 mil cidadãos brasileiros saíram às ruas em 25 de janeiro de 1984 para cobrar a volta da democracia ao país. 
Entre os meses de janeiro e abril de 1984, vários comícios foram organizados nas principais cidades brasileiras. O maior deles foi em São Paulo, onde cerca de 1,5 milhão de pessoas foram ao Vale do Anhangabaú.

Depois daquele dia, as manifestações se intensificaram também em outras cidades brasileiras. Em 18 de abril, 1 milhão de pessoas se reuniram em frente à Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro.
A emenda do deputado federal Dante de Oliveira, autor da Proposta de Emenda Constitucional de 2 de março de 1983 que estabelecia eleições diretas para presidente por voto popular não foi aprovada pelo Congresso. 
Foto de Rogerio Reis

Mas a oposição conseguiu eleger, por via indireta, Tancredo Neves, que morreu antes de tomar posse e foi substituído por José Sarney. Os brasileiros só puderam eleger diretamente seu presidente em 1989, ano em que Fernando Collor chegou ao poder.

Nenhum comentário: