terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Fetranspor testa pagamento de passagens com smartphones

A federação que reúne sindicatos e empresas de meios de transporte do Rio de Janeiro ( Fetranspor ) está testando um novo sistema de bilhetagem eletrônica do Estado do Rio de Janeiro. Aproximadamente 200 funcionários das empresas que compõem o sistema Fetranspor estão usando smartphones para pagamento de passagens nos principais meios de transporte do Estado. O smartphone Motorola Razr D3 foi o escolhido para ser avaliado.

A RioCard, a Motorola, a Gemalto (fabricante de chips para celular) e as operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi são as empresas envolvidas no projeto.




Para adquirir a passagem de ônibus com o celular é preciso que o usuário baixe um aplicativo e possa adicionar créditos para uma determinada data, de preferência aquela do dia do embarque. Caso o saldo seja insuficiente o passageiro poderá solicitar mais dentro do próprio veículo e nos autoatendimentos dos terminais da RioCard, por onde são gerenciados os bilhetes eletrônicos.

O objetivo é eliminar o uso de cartões e bilhetes magnéticos na hora de pagar pela passagem de ônibus. Apesar disso, a federação garante que ainda os bilhetes continuarão sendo comercializados para aqueles que não possuem o aparelho.

Inicialmente a mudança só será aplicada nos smartphones que tiverem acesso à internet e apresentarem recurso NFC, que aceitam a linguagem da transação apenas com a aproximação do celular ao validador.


Nenhum comentário: