quarta-feira, 23 de maio de 2018

Paralisação de caminhoneiros continua nesta quinta feira

A reunião entre a Associação Brasileira de Caminhoneiros-Abcam e Governo Federal terminou sem acordo nesta quarta-feira, dia 23 de Maio e uma nova reunião está marcada para esta quinta-feira. A Abcam representa cerca de 500 mil caminhoneiros.

Com isso está mantida pelo menos até sexta-feira a greve que paralisa as estradas pelo Brasil desde segunda feira. Os únicos caminhões que circularão serão os com carga viva, alimentos perecíveis e medicamentos.

Em São Gonçalo, os caminhoneiros ocuparam o acostamento das rodovia BR 101 e da RJ 106, no Arsenal.

Os caminhoneiros exigem mudanças na política de reajuste dos combustíveis da Petrobras e a diminuição dos tributos federais sobre os combustíveis, mas o governo federal alega não ter como abrir mão dos impostos arrecadados pelo setor.

Supermercados já sofrem com a falta de mercadorias nas gôndolas e muitos postos de combustíveis já estão com seus estoques terminando, por conta da paralisação dos caminhoneiros.

A Petrobras decidiu, para se discutir o assunto, reduzir a partir desta quinta-feira os preços da gasolina (2,08%) e do diesel (10%) nas refinarias, além do congelamento do preço do diesel por 15 dias (após esse prazo a política de preços será retomada).

O peso do PIS/Cofins no preço da gasolina é de 14% e no diesel de 12%.

O peso médio do ICMS, que tem alíquotas diferenciadas nos Estados, nos preços da gasolina é 28% e no diesel de 14%.

O peso da Cide representa 2% nos preços da bomba.



Nenhum comentário: