quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vale a pena ler o editorial do Jornal O Globo sobre a elevada carga tributária no país

“ Por iniciativa de algumas distribuidoras de energia elétrica, o consumidor agora recebe informações mais detalhadas sobre o que ele está pagando em sua conta de luz. Antes, eram informados apenas do valor total e do consumo em quilowatts. Agora, o consumidor passou a saber quanto do valor cobrado se destinará ao gerador da energia elétrica, ao transmissor e ao distribuidor. Foi por meio desse detalhamento que o cidadão individualmente pôde conhecer o enorme peso da carga tributária sobre o consumo de eletricidade no país.

Trata-se de um exemplo, no que se refere a informação sobre os impostos incidentes sobre bens e serviços, que precisa ser estendido ao cotidiano dos brasileiros.




O Brasil está num processo em que a sociedade almeja cada vez mais transparência nas contas públicas, com abertura das informações sobre as despesas realizadas. Nada mais justo, pois o contribuinte, que sustenta a pesada máquina estatal, deve ter o direito de saber exatamente como tem sido gasto o dinheiro arrecadado pelo fisco.


De autoria do senador João Capiberibe ( PSB – AP ) já tramita no Senado Federal um projeto de lei que estabelece o detalhamento dos impostos na venda dos produtos. Nos EUA e no Canadá é um princípio rotineiro, e não por acaso lá os governantes têm muita dificuldade de aprovar qualquer aumento de carga tributária.”

Fonte : Editorial Jornal O Globo, dia 05/08/2012

Nenhum comentário: