Por contrato, a CCR Barcas deveria instalar um terminal hidroviário, previsto para o bairro do Gradim, e oferecer o serviço em São Gonçalo. O prazo já foi ultrapassado e o Governo Estadual nada faz para cobrar o início das obras
O Governo Federal tem recursos disponíveis para mobilidade urbana em todo o país desde 2011 e nesta semana informou que ampliará essas verbas para R$ 50 bilhões, porém o Ministério das Cidades, responsável pelos investimentos, informou que não recebeu nenhum projeto sobre transporte aquaviário para São Gonçalo
“ Isso já vinha desde o tempo em que a concessão era da empresa Barcas SA. A CCR Barcas assumiu o serviço e também não fez nada. Fica parecendo que o assunto caiu no esquecimento, ninguém fala nada sobre isso. O Governo do Estado não se posiciona e os empresários estão quietos. O problema é que eles não fazem e não deixam outra empresa fazer. Por que não abrem outra licitação ? ”, disse o vereador Armando Marins
O especialista em Transportes da UFF Gilberto Gomes Gonçalves avalia que a concepção é lógica e inteligente :
“ É muito mais barato investir em transporte aquaviário. A demanda de São Gonçalo é conhecida. Em todos os países do mundo que têm baía protegida esse modal é explorado. Aqui no Rio temos muito potencial, mas usamos mal ”, contou. Ele lembrou que seria necessário apenas investimentos na dragagem, construção do terminal e compra das barcas
Cerca de 40 mil moradores de São Gonçalo e Itaboraí pegam diariamente as barcas de Niterói para o Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário