sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Campanha de Doação de Sangue – Hemonúcleo de São Gonçalo

Termina hoje a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que vai do dia 25 até 29 de novembro.

A doação de cerca de 400 ml realizada por um voluntário pode salvar até 5 vidas, já que todo sangue é separado em diferentes componentes, como hemácias, plasma e plaquetas.

Hoje, a cidade de São Gonçalo recebe cerca de 25 doações por dia, quando o ideal seria de 40 doadores, sendo que o sangue fica à disposição de todos os hospitais da rede pública municipal e das clínicas conveniadas ao Sus. Somente o Complexo Hospitalar Luiz Palmier utiliza por mês, cerca de 300 bolsas de sangue.



O processo para realizar a doação é simples. O voluntário realiza um cadastro, passa por uma rápida triagem clínica, verifica a pressão arterial e realiza o teste de anemia para saber se está apto para realizar a coleta, onde é retirado cerca de 400 ml de sangue que é coletado em uma bolsa estéril por aproximadamente 10 minutos. Após a doação, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças ( como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV ).

Para ser doador é preciso estar bem de saúde, pesar 50 kg ou mais, ter entre 16 e 67 anos de idade, estar alimentado ( evitar alimentos gordurosos ), não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano.

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Posto de Saúde Washington Luiz, Zé Garoto. O horário de doação é de 2ª à 6ª feira, das 7h às 12h. Contato : 2605-6047


Nenhum comentário: