sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Surto de dengue em alguns bairros de São Gonçalo

Alguns bairros de São Gonçalo apresentam índices de infestação do mosquito da dengue Aedes aegypti acima de 4%, situação considerada como surto da doença pela Organização Mundial de Saúde ( OMS ).

A OMS considera seguro índice de até 1%. Em São Gonçalo, os bairros Engenho do Roçado e Gradim, registraram taxa de 5,8% e Fazenda dos Mineiros um índice de infestação assustador de 14,9%.



Os dados são do LIRAa ( Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti ) e servem para orientar gestores municipais em relação às áreas que merecem mais atenção. O levantamento indica quais são as áreas prioritárias para implementação de medidas e ações estratégicas de controle e combate à dengue, visando à redução dos índices por parte dos municípios.

Já dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que os bairros com índice alto de infestação do mosquito são Guaxindiba, Itaoca, Santa Isabel, Vila Lage e Jockey. O departamento de Vigilância Sanitária Municipal conta com um efetivo de 660 agentes fazendo o combate a dengue, sendo 385 destinados às visitas de casas. As visitas dos agentes epidemiológicos podem ser solicitadas através dos telefones 2712-0720.



Existem várias formas de se prevenir contra a dengue, a melhor delas é evitar o nascimento do mosquito. As piscinas sem uso, por exemplo, podem ser monitoradas com o peixe da espécie guppy, conhecido como barrigudinhos, já que são predadores naturais do Aedes Aegypti.

Nenhum comentário: