sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Ministério das Cidades aprova verba para instalação de BRT em São Gonçalo

A Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades aprovou verba de R$ 2,8 milhões para dar início à integração entre São Gonçalo e Niterói via BRT.

A implantação do BRT irá criar um corredor viário de 18 km de extensão, ligando as estações de Alcântara até a Praça Araribóia, no Centro de Niterói, com custos em São Gonçalo em torno de R$ 150 milhões, oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

A Síntese de Projeto Aprovado (atestamento da Caixa Econômica Federal para a execução da obra) já foi homologado pelo Ministério das Cidades. Os recursos são para elaborar os estudos necessários para o projeto do corredor viário.

O projeto inicial do BRT prevê que seja implantado pelo leito da antiga linha férrea desativada, que corta grande parte do município, com previsão para serem iniciadas em fevereiro de 2018.

“Tive uma conversa rápida com o ministro Moreira Franco para que o projeto saísse do papel. Agora só depende do Governo Federal autorizar o empréstimo. Acredito que a partir do início das obras, em dois anos os ônibus já estarão rodando”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

A Prefeitura de São Gonçalo deve agora enviar a Autorização de Início de Projeto para o Ministério das Cidades para que a obra se inicie. A Caixa Econômica Federal somente vai realizar os repasses para a prefeitura com o andamento da obra.

Com a instalação do BRT, a tão sonhada e necessária Linha 3 do Metrô em São Gonçalo será abandonada de forma definitiva.



Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo!!!! Tem que acabar com esse cartel dessas empresas de ônibus com a prefeitura e seus vereadores, que leis eles não fazem mesmo. É um metro para resolver chega de paliativo em São Gonçalo.