sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Levantamento do Ministério Público mostra que São Gonçalo descumpre Lei de Responsabilidade Fiscal, gastando 57,97% da receita municipal com a folha de pagamento

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro-MPRJ analisou os gastos com folha de pagamento dos 92 municípios do Estado do Rio até o fim de agosto deste ano. 

O estudo aponta que 19 cidades já ultrapassaram o limite legal de despesas com pessoal de sua receita corrente líquida (soma de tributos, contribuições, ganhos com patrimônio e transferências).

São Gonçalo ocupa o sétimo lugar no ranking dos municípios que mais gastaram com pessoal. A despesa com o pessoal foi de R$ 552.427.603,60 e a receita foi de R$ 952.993.359,80, ou seja, 57,97% da receita. 

De acordo com a legislação (Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF), o limite legal é de 54% da receita corrente líquida e o limite prudencial é de 51,3%.

Quando se ultrapassa o limite prudencial, um município deve começar a adotar medidas como a demissão de funcionários terceirizados. E quando o limite legal é ultrapassado, a lei permite até a demissão de servidores concursados.

A análise é feita com dados oficiais, repassados pelos gestores públicos ao Tribunal de Contas do Estado.

Com os dados, o MPRJ pode instaurar inquéritos e promover ações na Justiça para responsabilizar os gestores públicos.



Nenhum comentário: