terça-feira, 23 de abril de 2013

Governo Federal gastou, em 2012, R$ 1,126 bilhão em propaganda para veicular propaganda estatal, sendo que a Rede Globo recebeu quase 500 milhões deste total

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República ( Secom ) divulgou os dados gerais de gastos de publicidade do Governo Federal até o ano de 2012. Os valores são apenas globais e por tipo de meio, omitindo quanto cada veículo ganha

Em 2012, cerca de 62% das verbas foram programadas para o meio TV aberta. Desse total, 43% foram investidos na emissora líder em audiência ( em 2003, este índice chegou a ser de mais de 60% ). A participação nos demais canais abertos, emissoras regionais e da televisão fechada subiu para 57%

A Rede Globo ( emissora líder em audiência ) recebeu nada menos que R$ 495 milhões  somente em 2012


 
No caso da prevalência da TV aberta na propaganda estatal federal é possível notar que tem ocorrido uma redistribuição na parte que sobra do bolo :

De 2000 a 2012, as TVs abertas continuaram soberanas. Aumentaram sua fatia nas verbas de propaganda estatal federal de 54,4% para 62,3%

Os jornais impressos caíram de 21,1% para 8,2% desde o ano 2000 no bolo publicitário federal. Emissoras de rádio e revistas recuaram para 7%. Já internet e mídia externa ficam com 12%

Em 2012, a participação em jornais sofreu leve retração, motivada pelo período eleitoral, que restringe participações institucionais de governo
 
 

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