O programa ID Jovem tem o objetivo de assegurar o acesso à cultura e à mobilidade e é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até 2 salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.
A emissão da ID Jovem é gratuita e o benefício vale também para não estudantes.
Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada em eventos como teatro, cinema, shows, museus, jogos de futebol, além de 2 vagas gratuitas em cada veículo de serviço de transporte interestadual (ônibus, trem e barcas).
Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais 2 vagas com desconto de 50% no valor das passagens. O Bilhete de Viagem do Jovem deverá ser solicitado com antecedência de, no mínimo, 3 horas em relação ao horário da partida do ponto inicial da linha, mesmo que o jovem embarque em ponto intermediário do trajeto.
A isenção e o desconto correspondem somente ao valor da passagem. A taxa de embarque, pedágios e despesas com alimentação são valores cobrados.
O jovem deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Para isto deve-se se dirigir até um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e ter renda familiar mensal não maior que 2 salários mínimos.
O cartão, que é virtual, tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site.
Há 2 formas de emitir sua Identidade Jovem: fazendo download do aplicativo da ID Jovem ou pelo site da Caixa Econômica Federal, onde há opção de se imprimir o cartão, idêntico ao cartão virtual gerado pelo aplicativo.
Maiores informações no site da Caixa Econômica Federal
http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário