domingo, 15 de outubro de 2017

Apresentado projeto de lei que cancela Estatuto do Desarmamento

Foi apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal o projeto de lei 378/2017 que revoga o Estatuto do Desarmamento e cria o Estatuto do Armamento no Brasil.

Segundo o autor do projeto, o senador Wilder Morais, o Brasil vive uma crise de segurança pública que denota uma acentuada crise institucional, ladeada apenas por nações em guerra, seguindo o país como líder mundial em números absolutos de homicídios.


É importante destacar que, após mais de 10 anos da promulgação do Estatuto do Desarmamento, o número total de homicídios no Brasil apresentou um aumento de 20%, atingindo a preocupante marca de 60 mil no ano de 2016, o que demonstra que o número de armas em poder da população não interfere nas estatísticas de violência.


O número de armas de fogo registrados nos EUA é 20 vezes maior do que o número de armas de fogo registradas no Brasil. No entanto, a taxa de homicídios no Brasil é quase 4 vezes maior do que a dos EUA,

O senador afirmou que as políticas públicas implementadas têm falhado de forma acachapante no que tange à redução dos índices de criminalidade, o que denota a necessidade de uma profunda reformulação do modelo de segurança pública atualmente adotado no País.


Segundo o projeto, o porte de arma de fogo fica condicionado à prévia emissão de licença pela autoridade competente, sendo vedado ao menor de 18 anos (hoje a idade mínima é de 25 anos). Para a aquisição de armas de fogo será necessário a comprovação de:

I – capacidade técnica, mediante a apresentação de certificado de curso de tiro emitido por instrutor certificado

II – aptidão psicológica, mediante a apresentação de laudo emitido por psicólogo credenciado

III – bons antecedentes, mediante a apresentação de certidões negativas criminais



Nenhum comentário: