O objetivo é facilitar o acesso dos segurados aos serviços, além de desafogar as agências, que carecem há anos de falta de servidores. Com isso, os 105 postos de atendimento do órgão no estado do Rio de Janeiro receberão os segurados apenas para checar a documentação, que será digitalizada e devolvida. Depois, o beneficiário poderá acompanhar a tramitação do processo pela internet, por meio de um número de protocolo que será gerado.
“Hoje, a demora para conseguir atendimento chega a 2 meses e o tempo de resposta para o pedido de benefício gira em torno de 5 meses. Com o INSS Digital, a meta é diminuir a espera para ser atendido a no máximo 1 semana e o prazo de resposta para até 45 dias”, afirmou Paulo Cirino, superintendente do INSS no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Vários outros benefícios passarão a integrar o novo modelo de atendimento digital, mas o foco do INSS é acelerar a liberação de aposentadorias por tempo de contribuição.
O Rio de Janeiro é o décimo estado do país a ter todas as agências neste modelo. As regiões Norte e do Sul do país já operam com o novo sistema.
O portal “Meu INSS” já tem mais de 7 milhões de cadastrados. Para se cadastrar, é preciso ter documentos pessoais e carteira de trabalho em mãos para criar sua senha de acesso.
Maiores informações no site www.meu.inss.gov.br