A Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro do primeiro remédio à base de maconha (Cannabis sativa) no Brasil.
O medicamento, com nome comercial Mevatyl, é indicado para o tratamento de rigidez excessiva dos músculos, relacionada à esclerose múltipla, que não respondam a outros medicamentos.
O remédio, registrado em outros países com o nome Saitivex, será fabricado no Brasil pela empresa britânica GW Pharma Limited, do Reino Unido, e distribuído pela empresa Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda.
O Mevatyl contém 2 dos princípios ativos da maconha, o tetraidrocanabinol -THC e canabidiol –CBD e será comercializado com tarja preta em sua rotulagem e apenas à maiores de 18 anos, em solução oral (spray).
A Anvisa ressalta que o Mevatyl não é indicado para o tratamento de epilepsia, pois a presença do THC pode causar agravamento de crises epiléticas.
O registro do medicamento não significa que a planta deva ser tratada como remédio. Alguns componentes da maconha podem funcionar como medicamento, mas isso não significa que maconha é remédio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário