Graças à reclamações de consumidores a respeito dessa prática, 7 grande empresas foram notificadas pelo Procon-SP ( Extra, Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Walmart, Saraiva e Fast Shop )
Clientes que já estavam, antes do Black Friday, fazendo pesquisas dos preços de determinados produtos reclamaram que os preços tiveram os preços majorados na véspera para depois ser oferecido o desconto, o que na prática deixo o produto com valor aproximado do valor real. Outra queixa dos consumidores é o falta dos produtos em oferta
Segundo dados de uma empresa especializada em autenticação de compras virtuais, já na metade do dia do Black Friday foram superadas as vendas da edição de 2011, quando o faturamento foi de 100 milhões de reais
Em nota, a Americanas.com e o Submarino informaram que apresentarão ao Procon a documentação solicitada no prazo concedido e afirmaram que os preços praticados são promocionais e os descontos oferecidos no Black Friday foram negociados especialmente para o evento
A rede Extra esclareceram que pautam suas ações no respeito e transparência e que as ofertas divulgadas na promoção Black Friday são legítimas e estão sendo praticadas conforme anunciadas e não há qualquer manipulação de valores
O Walmart informou que até o momento não foi formalmente notificado pelo Procon, que não recebeu nenhuma reclamação de consumidores em sua central de relacionamento com o cliente nesse sentido e que todos os produtos participantes da promoção estão claramente identificados com um selo Black Friday
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