sábado, 14 de julho de 2018

Petrobras assina carta de intenções com estatal chinesa para revitalização do Comperj

A Petrobras assinou uma carta de intenções com a China National Petroleum Corporation International-CNPCI para retomar as obras na refinaria do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro-Comperj e promover investimentos de revitalização na área de Marlim.

A parceria com os chineses permitirá usar o óleo pesado produzido no campo de Marlim (Bacia de Campos) para processamento no Comperj, que conta com infraestrutura adequada para esse tipo de petróleo, mas que estão com as obras interrompidas desde 2015, com mais de 80% do projeto pronto.

Segundo a Petrobras, a parceria é necessária porque a empresa demandará de “investimentos expressivos” para substituir as instalações existentes e também para instalar novos poços e sistemas submarinos.

As negociações entre a Petrobrás e a CNPC começaram em julho de 2017, com a assinatura de um Memorando de Entendimento e que agora com a carta de intenções as empresas vão definir os ativos que deverão integrar a parceria estratégica entre elas para avaliar a conclusão da refinaria.

A retirada do gás natural na área do pré-sal vai permitir alta na produção de petróleo, que está atrelada a uma capa de gás, que precisa ser produzida para dar acesso ao óleo que está embaixo.


Nenhum comentário: