Amanhã é o dia da megaliquidação Black Friday (sexta-feira negra), que é uma tradição nos Estados Unidos com o objetivo de renovar os estoques para o Natal, mas no Brasil a Maquiagem de preços, para simular descontos nos produtos, costuma ser a principal reclamação dos consumidores.
Veja algumas dicas para não cair em furada nesta sexta feira:
O primeiro cuidado é identificar se os produtos realmente estão mais baratos. Infelizmente é comum que as empresas brasileiras aumentem o valor do produto dias antes da Black Friday para passar a impressão de que houve desconto (a chamada maquiagem de preço). Uma prática de publicidade enganosa, mas de difícil comprovação.
Uma forma de saber se os produtos estão com preços realmente promocionais é o consumidor ter feito com 2 semanas de antecedência uma lista do que se pretende comprar.
Outro cuidado importante é desconfiar de desconto muito alto.
Se a compra for feita pela internet, pesquise a idoneidade da loja, certificando se a loja existe realmente, ligando antes para o telefone fornecido no site.
Após a compra, imprima as páginas da oferta do produto e informações sobre suas características e garantia. Cuidado com o prazo de entrega prometido.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, compras feitas pela internet ou por telefone podem ser canceladas no prazo até 7 dias a partir da entrega do produto, mesmo que ele não apresente qualquer defeito (o chamado de Direito de Arrependimento).
Nenhum comentário:
Postar um comentário