domingo, 12 de março de 2017

Estado do Rio vacinará população contra febre amarela

O Ministério da Saúde garantiu 3 milhões de doses para uma etapa inicial de vacinação contra febre amarela no Rio de Janeiro, prevista para começar em 15 dias.

Rodeado pelos 2 estados, Minas Gerais e Espírito Santo, que concentram a maior parte dos casos suspeitos no país, com 1.325 das 1.456 notificações, o Rio de Janeiro passará a ter a vacina contra a doença para todos os municípios.

O governo estadual pretende vacinar toda a população ao longo do ano, o que requer aproximadamente 12 milhões de doses de vacina no total. Deverá haver um parcelamento na administração das doses a serem enviadas, pois a vacina exige refrigeração, armazenamento e tratamento adequados.

O governo estadual pediu também ao governo federal que a imunização passe a integrar o calendário vacinal do Rio de Janeiro permanentemente, já que antes desse surto no país, o Rio de Janeiro estava fora da área de recomendação da vacina.

“ Vamos estender para todo o Rio de Janeiro a vacinação, para que a gente continue não tendo a entrada da febre amarela. O Rio não pode ser uma ilha e está rodeado por estados que têm registros da febre amarela. O fluxo de pessoas que viajam é grande. A população pode manter a tranquilidade, é uma medida preventiva ”, afirmou Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, secretário de saúde.

Os casos confirmados no Brasil são do tipo silvestre, não chegando às cidades. Os macacos, hospedeiros do vírus, funcionam como uma sentinela da presença da febre amarela em uma determinada região.

No país, os óbitos somam 241 notificações, com 127 casos confirmados e 8 descartados.




Nenhum comentário: