segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A novela da duplicação da rodovia BR 101 (Niterói-Manilha)

Apesar de estar em estudos há mais de 3 anos, a concessionária Autopista Fluminense informou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres –ANTT deve aprovar em 2017 o projeto executivo da ampliação das pistas de rolamento do trecho da rodovia BR 101 do Barreto, em Niterói, até Manilha, em Itaboraí. Por esse trecho circulam cerca de 100.000 veículos diariamente.

A construção de uma terceira faixa no trecho de 23 quilômetros entre a Avenida do Contorno deve ampliar a capacidade de fluidez da rodovia em 50%.

“Nós tínhamos ali um dos maiores gargalos de trânsito, no que diz respeito à fluidez, e outro problema sério em relação a acidentes com fatalidades. A ampliação desse trecho (ampliação das faixas de rolamento na saída da Ponte Rio Niterói) já apresenta resultados de sensível melhora, com nível de fatalidades 50% mais baixos do que tínhamos antes da duplicação. Pensando nisso, já temos o projeto de ampliação de Barreto-Manilha em análise na ANTT”, afirmou o diretor-superintendente da concessionária Autopista Fluminense, Odílio Ferreira.


Os índices de atropelamentos apresentam um problema que preocupa a concessionária. São Gonçalo foi a segunda cidade com mais atropelamentos no trecho da BR-101, que liga o estado do Rio de Janeiro até a divisa com o estado do Espírito Santo. A cidade representa 25% dos atropelamentos de toda rodovia, sendo superada apenas pela cidade de Campos.




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