Agência Nacional de Saúde Suplementar –ANS anunciou que o projeto piloto “Parto Adequado", feito em 35 hospitais, fez aumentar em 76% a taxa de partos vaginais. O objetivo do projeto “Parto Adequado” é diminuir a alarmante escalada de cesáreas, promovendo melhorias importantes em indicadores de saúde das gestantes e recém-nascidos assistidos.
Devido o sucesso alcançado, a nova fase do projeto contemplará um número maior de participantes (150 hospitais de todo o país poderão participar) e será desenvolvida ao longo de 2 anos. Os critérios de seleção e demais orientações para a candidatura estão disponíveis no site da ANS.
O Projeto mostrou-se também uma iniciativa segura, pois nos hospitais que desenvolveram as medidas não houve aumento de complicações decorrentes do parto, como morte materna, sequelas e asfixia fetal.
O projeto despertou o interesse internacional da Organização Mundial da Saúde -OMS e da Fundação Bill e Melinda Gates, que irá financiar pesquisa coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz para aprofundar a avaliação da intervenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário