A prefeitura de Niterói anunciou nesta quarta-feira, dia 7 de Dezembro, que 30 guardas municipais participarão no início do ano que vem de um treinamento piloto preparatório para o uso de arma de fogo. O acordo ocorreu durante reunião com o chefe de Operações da Polícia Federal de Niterói, o delegado federal Jeronimo José da Silva Junior.
A Prefeitura cumpriu os procedimentos legais e já recebeu o aval da Polícia Federal para iniciar a implantação da guarda municipal armada na cidade, porém no primeiro trimestre de 2017 será realizado um plebiscito na qual a população decidirá sobre o armamento ou não da guarda municipal.
O prefeito Rodrigo Neves estabeleceu um cronograma de planejamento para o armamento da Guarda Municipal, em relação à formação e análise psicológica dos guardas municipais, além da elaboração uma matriz curricular para aulas práticas de tiro, em parceria com a Universidade Federal Fluminense-UFF e com instrutores autorizados pela Polícia Federal.
“É importante que a guarda substitua a Polícia Militar no combate a delitos de rua. Nesse contexto, armar uma fração da Guarda é muito importante. A matriz curricular está sendo elaborada com muito critério para que a gente tenha realmente essa força de excelência à disposição da população de Niterói. O foco da Guarda será nos crimes de rua, de menor potencial ofensivo, onde já atuamos, mas com uma limitação até por conta dessa questão do armamento”, afirmou o secretário de Ordem Pública, coronel Gilson Chagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário